ECONOMIZADOR SINÉRGICO DE GÁS
ECONOMIA DE GÁS O desperdício não conhecido Independente se os processos são manuais, automáticos ou robotizados, a correta vazão do gás de proteção ainda é um desafio comum. Isso porque para manter a vazão ideal, é necessário que o operador faça o ajuste para cada situação, ou seja, o ajuste correto da válvula reguladora de pressão e vazão. A perda de produtividade ocorre, pois a cada ajuste, mais tempo é dispendido. A prática comum e equivocada Na tentativa de diminuir o tempo dos ajustes, a solução observada em 95% dos casos é manter a vazão em níveis muito altos para atender todas as situações. Na prática, significa uma abertura excessiva da válvula reguladora, o que implica em desperdício do gás. O custo desta prática pode ser alto, porque além do grande consumo de gás, a vazão incorreta ainda influencia – e muito – na qualidade da solda. A certeza da economia A tecnologia do ECO-GÁS 3 utiliza uma placa eletrônica específica de microprocessamento de dados, válvula solenóide do tipo linear e um sensor de vazão. O dispositivo ajusta de forma segura e automática a vazão de gás para cada situação, previamente parametrizada. Assim, evita-se a prática de consumo excessivo de gás, sem que os operadores percam tempo ajustando os parâmetros para cada situação. A média de economia no consumo de gás é de 60%, segundo dados obtidos com nossos clientes. Ainda assim, há casos que alcançam 80% de economia.
RETRABALHOS Erro grave: a falta de gás Uma situação, que já vimos muitas vezes, se refere a medição imprecisa da vazão de gás, através de medidores mecânicos. Como consequência, a falta de gás de proteção leva à indesejáveis paradas durante o processo de soldagem. A solda fica comprometida e, na maioria das vezes, corre o retrabalho. Ao implantar o ECO-GÁS 3 este problema acaba, pois além dos alertas possíveis no sistema, ele mantém as informações de consumo extremamente precisas e seguras. Os custos do retrabalho É possível que pequenos retrabalhos possam ser tolerados, mas os custos de perdas constantes ou erros graves trazem prejuízos financeiros e podem abalar a confiabilidade nos processos de produção.
CONTROLE E GERENCIAMENTO Só se gerencia o que é medido Qualquer gerente, independente do tamanho da empresa - pequena, média ou grande - precisa ter em mãos dados confiáveis dos processos antes de almejar qualquer melhoria. Todas as áreas, inclusive a de soldagem, precisam evoluir se quiserem obter ganhos de produtividade. Monitorar em detalhes os parâmetros de solda é o primeiro passo. Com o ECO-GÁS 3 é possível obter dados constantes e personalizados para cada situação. Assim, possíveis desvios de padrão são detectados rapidamente.
QUALIDADE A cultura da alta qualidade Manter um alto padrão em manufatura é também possibilitar que a equipe tenha acesso à tecnologias que melhorem a qualidade do trabalho. Promover uma cultura de excelência favorece todos os setores porque empresas são sistemas interdependentes e profundamente interligados. Detalhes fazem a diferença As melhorias em soldagem são percebidas quando implantamos a padronização dos processos. Sendo o gás uma importante variável, seu controle de forma automática diminui as possibilidades de erro. Nota-se um melhor acabamento da solda, além de evitar a indesejável porosidade causada por excesso de gás.
ECOLOGIA Um ambiente melhor O uso do ECO-GÁS 3 traz como consequência positiva a diminuição da emissão de poluentes, já que o gás no ambiente de solda é muito menor. Poluir menos está em conformidade com as novas boas práticas de manufatura. Além de ser ativo de marketing, empresas que adotam processos mais sustentáveis obtêm a preferência na disputa de mercado.
INSALUBRIDADE Empresas são feitas por pessoas O fumo liberado pelo processo de solda MIG/MAG é extremamente prejudicial aos operadores, portanto o uso de equipamentos que reduzam tal exposição é de grande valia. Outro benefício da diminuição do consumo de gás é o fato que, com menos fumo sendo liberado, o ambiente de trabalho se torna mais limpo.
Economia e controle nos processos manuais ou robotizados de solda MIG/MAG

VER DETALHES